24.7.15



Ruivando com Henna (Casa da Índia)


Sei que tem gente curiosa e cheia de dúvidas em relação ao que estou usando no cabelo, de novo. Não, não é henna de sobrancelha, mas larguei as tintas (em partes) e agora sou uma pessoa mais feliz com um cabelo ruivo que NÃO DESBOTA. Sim, você leu certo, não sou ruiva natural e o produto que uso (Henna) não desbota. Ou seja, não preciso ficar me preocupando em pintar o cabelo todo mês, apenas retocar a raiz, o que já me fez economizar muito. 
A Henna (Lawsonia Inermisque eu utilizo é a da Casa Índia, totalmente pura e natural, que é extraída da planta e que libera um pigmento alaranjado. Muita gente confunde Henna com Hennê e é nessa parte que você mais escuta gente falando o que não sabe. A primeira vez que fui tentar comprar Henna aqui em Curitiba procurei em casa de cosméticos e a vendedora simplesmente falou um monte, que meu cabelo ia cair, que eu não poderia mais fazer mais nada químico no cabelo e coisas do gênero. Saí de lá frustrada e comecei a estudar mais sobre o assunto, foi então que descobri essa confusão com o hennê, o qual, realmente, não é compatível com qualquer outra química. 
Mas vamos ao que mais interessa! A Henna não tinge o cabelo igual tinta, não se usa com água oxigenada, ela apenas libera o seu pigmento laranja. Ou seja, não vai funcionar em bases escuras. Eu já era ruiva mas resolvi clarear pelo menos um tom do meu cabelo pra deixar na cor que queria. Pra não descolorir, utilizei o DekapColor para remover um pouco da tinta ruiva que tinha no cabelo. Antes disso, apenas retoquei a raíz, já que meu cabelo natural é castanho escuro e iria manchar tudo porque a henna não pega em cabelos escuros. Resumindo meu passo a passo: Retoquei a raíz, passei o DekapColor, passei a henna. Se você já tem cabelo claro (loiro, branco, etc) é só passar a henna, se você tem cabelo escuro provavelmente precise descolorir antes. No meu caso, por já ser ruiva, só dei uma clareada na base.

Utiliza-se limão ou vinagre, pela acidez, para liberar o pigmento da henna. Ela é um pózinho, então é só misturar qualquer um dos dois junto para ela liberar, junto com água filtrada. Pode ser adicionado outros produtos junto para variar a tonalidade do laranja, usei colorau e páprica para deixar um pouco mais laranja e um pouco puxado para o avermelhado. A páprica deixa em um tom mais avermelhado e o colorau pro laranja. Minha receita final foi a seguinte:
100g de henna (casa da índia), suco de 1 limão, 200ml de água (filtrada e morna), 3 colheres (sopa) de colorau, 1 colher (sopa) de páprica picante.
Para preparar a mistura, coloco primeiro todos os itens líquidos no recipiente. A água (morna) e o limão. Depois disso apenas adiciono os demais itens. Com a receita pronta, basta deixa-la descansando. O tempo para descanso varia de acordo com a temperatura, como Curitiba está sempre fria nessa época do ano, deixo 24h ou até mais. No verão, pode-se deixar menos. Para saber se já está bom para uso basta fazer o teste: coloque um pouco da henna na sua mão, espere 2 minutos e limpe, se sujar a mão (bem laranja) ela já está pronta, o pigmento já foi liberado, se sujar mas estiver um laranja mais claro deixe descansar mais. Para descansar cubra o recipiente com plástico filme ou aqueles saquinhos de colocar frutas/verduras.

Ela fica mais um menos assim:
Minha receita ficou mais pastosa porque não quero a cor muito clara, quero um tom mais fechado. 
A aplicação no cabelo é feita igual uma aplicação comum de tinta. O tempo no cabelo também pode variar, eu deixo em torno de 4h. Após a aplicação, enrolar o cabelo com um plástico filme, para esquentar bastante.

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES AO UTILIZAR/PASSAR A HENNA
Lembre-se que a Henna não sai facilmente, utilize luvas ao passar e passe vaselina (ou qualquer outra coisa gordurosa) na testa/orelha antes de aplicar, porque vai manchar! Cuide com tecidos. Caso sua receita esteja muito aguada aplique ela com os cabelos secos (limpos), se estiver pastosa pode passar com o cabelo úmido. Quanto mais aguada a receita (menos concentrada), mais claro o cabelo vai ficar, quanto mais pastosa (mais concentrada) mais escuro. NÃO PODE utilizar nada metálico ao fazer a sua mistura (recipientes, colheres etc) utilize produtos de plástico ou vidro por exemplo, isso pode alterar o resultado final.
Vale ressaltar o fato da henna não desbotar, ou demorar pra desbotar. Se você não tem 100% de certeza que quer ficar com essa cor de cabelo por um bom tempo, não recomendamos a utilização da henna, a retirada dela não é fácil (nem descolorindo) e você pode acabar tendo dor de cabeça e acabar estragando o cabelo. 

O resultado ficou como o esperado. O tom acabou ficando praticamente o mesmo que eu já utilizava, a diferença é que agora não preciso passar tinta no cabelo inteiro novamente. 
O retoque, para quem tem cabelo natural escuro como eu é fácil: Aplica-se a tinta normal, apenas na raíz e depois a henna, também só na raiz. A tinta utilizada para cobrir a raiz escura pode ser uma tinta ruiva (eu continuei usando a mesma da Keune, leia mais aqui) ou alguma tinta com numeração 10, que é mais clara. Não se preocupe com a uniformidade, a henna corrige.

Além de poupar dinheiro com tinta, a henna ainda me trouxe o benefício da hidratação. O cabelo fica mais macio, com brilho e hidratado. Lembrando que só utilizamos produtos naturais, que não agridem os fios. A henna pode ser utilizada por pessoas que possuem alergia a tintas exatamente pelo fato de ser totalmente natural.
A receita é você quem cria, de acordo com aquilo que você procura. O resultado dependerá totalmente da sua base, do que utiliza no cabelo, no estado em que seu cabelo se encontra. 

Vou gravar um vídeo para tirar as dúvidas de vocês relacionadas a henna ou sobre cabelos ruivos em geral, quem tiver interesse em enviar alguma pergunta pode fazer direto na nossa fanpage ou aqui nos comentários. Fiquem à vontade para perguntar qualquer coisa, minha intenção é de ajudar mesmo.

18 comentários:

  1. Oh coisa diva que ficou esse cabelo! Meu Deus! *-* Uso henna tbm, vou retocar e tentar um tom mais escuro, vou diminuir a quantia de vinagre pra ela ficar mais concentrada! Ruivo é amor, e henna é mais amor ainda! Super beijo! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu cabelo ressecou muito com vinagre, Bianca? Me falaram pra usar limão porque não resseca o cabelo (ou resseca menos), conta aí pra nos ajudar! Quero foto do seu cabelo depois.
      Obrigada pelo comentário. Sucesso!

      Beijo.

      Excluir
  2. Estou apaixonadaaa pelo seu blog, você escreve muito bem e não sabia que poderia ser ruiva sem desbotar o cabelo estou querendo ficar ruiva também rsrs, já ganhou uma leitora fiel, beijos minha linda. <3
    http://carolinapaivaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, obrigada! :) Fico feliz que tenha gostado. Pouca gente sabe da henna mesmo, e infelizmente ainda há aquelas que passam informações erradas, por isso resolvi contar um pouquinho no post. Caso resolva se aventurar na ruivice, me mande fotos, por favor! <3

      Sucesso!
      Beijo.

      Excluir
  3. Se a base do meu cabelo for 7-77, ao passar a henna vai escurecer meu cabelo? E depois de hennada, quando eu retocar a raiz com minha tinta, o cabelo não vai ficar manchado?
    Seu cabelo esta lindoo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou responder uma parte da pergunta em vídeo, ok? Sobre o tom específico que citou, tudo vai depender da receita que fizer, do que colocar e a quantidade que colocar, mas clarear sozinho não vai, a henna não clareia, ou ele vai igualar (tonalizar) ou vai escurecer (alterar o tom). Pra clarear só descolorindo ou usando o DekapColor.

      Excluir
  4. Depois que a henna oxidar, o cabelo fica com o tom mais escuro ou mais claro?
    Bjoo (:
    Sucesso..

    ResponderExcluir
  5. Eu queria muito ter essa coragem, mas não consigo garota :D
    ta demais <3

    ResponderExcluir
  6. Ai, como eu queria saber mexer com Henna! Quando eu era ruiva, gastava RIOS E RIOS de dinheiro com Keune para conseguir chegar no tom que queria (olha a mistura: 9.43 + 7.44 + 0.44 + mix clareador). Sempre vi ruivos maravilhosos com henna, mas e o medo de fazer besteira e aquilo não desbotar jamais? Se um dia eu voltar com a ruivice, vou tentar criar coragem e me jogar na tinta natural, rs.

    Beijo beijo
    Sabor Absinto l www.saborabsinto.com.br

    ResponderExcluir
  7. Se seguir a receitinha e todas as dicas é difícil que faça besteira, também fiquei com esse medo, principalmente da raiz não igualar com o comprimento, mas ele ficou super uniforme. E estavamos no mesmo barco, eu também gastava horrores com a tintura da Keune, agora preciso só de um tubo por mês pra retocar a raiz e está tudo resolvido. Caso volte, recomendo a henna, aposto que vai adorar. E se precisar de alguma coisa é só chamar! :3

    Sucesso!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, estou querendo chegar nesse ruivo mais laranjinha mas nunca consigo. Não sabia da henna, vou testar nos meus cabelos.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  9. Larissa,
    Você já é linda e ficou ainda mais com esse cabelo ruivo!
    Vi que usaste a páprica picante, não te deu alergia? Pode usar tranquilamente?
    Vi no mercado e achei a cor da páprica picante maravilhosa, pesquisei no google e vim parar aqui, hehe
    Beijos!!

    Andressa / Curitiba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn que amor, muito obrigada!
      Eita que coisa boa, espero que tenha gostado. E não, a páprica não me deu alergia nenhuma, estou bem tranquila utilizando esses produtos (tanto a henna, quanto os demais produtos), e olha que sou a louca das alergias hein hahahaha então acredito que possa usar tranquilamente sim. A cor fica maravilhosa, porém o tom da páprica sai super rápido, o que dura é a henna pura, mas você pode ir tonalizando caso não goste do tom dela pura (que é um laranja, eu prefiro mais avermelhado).

      Qualquer coisa é só me mandar uma mensagem, aqui ou na fanpage. :3

      Excluir
  10. De quanto em quanto tempo VC passa a mistura no cabelo todo novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende. Algumas vezes esqueço e passo produtos que fazem a henna desbotar, produtos a base de óleo por exemplo, aí preciso retocar junto com a raíz (1 vez por mês). Caso contrário passo no cabelo inteiro um mês sim e outro não.

      Excluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!