24.10.14



Tire suas dúvidas: Importações e compras no Aliexpress


Resolvi fazer esse post pra ajudar quem compra ou gostaria de comprar em sites internacionais. Trabalhei durante um ano com importações e sempre fui compradora fiel do Aliexpress assim que descobri aquele paraíso com coisas baratas. As importações aumentaram e agora é quase impossível encontrar alguém que nunca tenho visto ou pelo menos ouvido falar no aliexpress e outros sites para compras internacionais mas, com isso, aparecem as dúvidas. Vou listar algumas perguntas (e respostas, óbvio) que recebo normalmente e outras que acho importante citar. 

QUAL O PRAZO PARA A ENTREGA DOS PRODUTOS COMPRADOS NO ALIEXPRESS?
O prazo para a entrega dos produtos pode variar de 20 à 90 aproximadamente. Lembrando que esse prazo vale somente para a entrega gratuita. Já recebi produtos em 20 dias, normalmente recebo com 30 ou 40 dias mas pode acontecer do produto ficar parado na alfândega e demorar bastante. Dificilmente passa dos 90 dias, porém, pode acontecer! Principalmente em greves ou casos especiais, como final de ano (a demanda de importações aumenta). O prazo é sempre muito relativo e se você precisa de um produto, compre sempre com MUITA antecedência.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A ENTREGA COMUM (CHINA POST) DO ALIEXPRESS PARA AS ENTREGAS PAGAS (FEDEX, DHL E ETC.)?
As entregas comuns são feitas pelo Correio e normalmente o frete é por conta do vendedor (grátis), podendo ou não a encomenda ser taxada na alfândega. A entrega é mais lenta pois é um serviço que praticamente todo mundo utiliza, imagina o tanto de encomenda eles tem que fiscalizar, registrar entrada, registrar saída e etc?! Então. 
Já a Fedex é uma empresa privada, o que chamamos de courier, por isso o frete é por conta do comprador. Nessa forma de entrega o produto é sempre taxado e a empresa só entrega o produto mediante pagamento dessa taxa. A entrega é mais rápida exatamente por ser um serviço diferenciado.

PRECISO DO PRODUTO COM URGÊNCIA, POSSO ALTERAR A FORMA DE ENTREGA?
Pode, lembrando sempre que além de pagar o produto e a entrega, você também pagará a taxa alfandegária.

POR QUÊ DEMORAM TANTO PRA ENTREGAR?
Como citei em uma das perguntas anteriores, imaginem o tanto de encomenda a alfândega e os Correios tem que dar conta? Imaginou? Pois é, é MUITA coisa. Os produtos chegam, passam pela alfândega e então vão para os centros de distribuição dos Correios, cada um com a sua burocracia.

QUAL O RISCO DA ENCOMENDA SER TAXADA?
Sempre há risco, independente de valor. Vejo bastante gente falando que abaixo de 50 ou 100 dólares e declarado como presente (gift) o produto não é ou não pode ser taxado, porém isso não se aplica na prática.
OBS: Não estou falando que isso é impossível, dá pra tentar, mas a burocracia é enorme! Há casos de ter que entrar com processo e etc pra conseguir.

QUAL O VALOR DESSA TAXA?
O valor da taxa é baseado em 60% do valor do produto + ICMS (que no caso do Paraná, é 18%). O valor pode variar de acordo com o produto, nem sempre esses 60% são baseados no real valor do produto e sim no valor que eles acreditam que seja (e por isso muita gente pede para o vendedor declarar um valor menor). Não adianta querer declarar 5 dólares em um tênis ou algum eletrônico, se eles perceberem o que é, vão taxar em cima do valor que eles acreditam que vale o produto, o que pode ser mais ou até menos do valor que você pagou.

POSSO RECORRER OU NÃO PAGAR A TAXA? O QUE ACONTECE CASO NÃO PAGUE? VALE A PENA? 
Pode, basta preencher um formulário no próprio Correio e anexar a cópia do que prova que você pagou o valor x em tal produto (pode ser print da página que você comprou e fatura do cartão de crédito) e tentar justificar que produtos abaixo de 50 dólares não pode ser taxado. Sobre valer a pena, nem sempre vale. O produto vai pra análise junto com o formulário, normalmente demora mais 30 dias pra retornar. Dificilmente irão excluir a taxa, no máximo diminuir, porém ainda há risco de voltar com taxa maior ainda. Se o produto for réplica de alguma marca, é melhor nem tentar, pois corre o risco de ficar sem o produto, já que falsificações são proibidas. Caso você não pague a taxa, o produto irá retornar ao vendedor (o dinheiro não é devolvido, na maioria das vezes).

COMO SEI QUE O PRODUTO FOI TAXADO? 
Através de uma carta que o Correio envia para o seu endereço, informando onde o produto se encontra, o prazo para retirada e o valor da taxa.

E SE O PRODUTO NÃO CHEGAR?
Uma hora chega. Caso passe muito tempo sem notícias, o ideal é entrar em contato com o vendedor e ver o que pode ser feito. Se você comprou com um vendedor com boa reputação, não há com o que se preocupar, então não adianta reclamar e xingar porque provavelmente a demora na entrega é culpa da alfândega brasileira. Os produtos costumam chegar muuuuuuuuito rápido no Brasil, cerca de 1 semana, porém a demora é exatamente naquele processo burocratico que citei anteriormente. 

QUAIS AS FORMAS DE PAGAMENTO NO ALIEXPRESS?
Resumindo, cartões de crédito internacionais, boleto bancário e transferência. Entre outros.

O PAGAMENTO É FEITO EM DÓLAR OU REAL? 
Sempre em real, a conversão é feita automaticamente. Mas lembramos que quando o pagamento for em cartão de crédito, o mesmo tem que ser internacional.

POSSO PARCELAR MINHA COMPRA?
Não, as compras são sempre à vista. Parcelamento é mais utilizado no Brasil, fora do país há lugares que nem existem essa opção (a não ser pra casa ou carro) ou que existem mas são pouco utilizadas. Mas quem sabe com o índice de brasileiros comprando fora aumentando cada vez mais, ainda não coloquem essa opção?!

POSSO COMPRAR DIRETAMENTE DO SITE DE ALGUMA MARCA?
Normalmente não, apenas algumas marcas entregam no Brasil (e se entregam é por Fedex). Porém, sempre há um jeitinho. Hoje existem empresas que "emprestam" o endereço nos EUA por exemplo, você compra o produto no site que quer, envia pra esse endereço e a empresa envia pra cá. Bacana, né? Mas esse é assunto para um próximo post! rs.

TODOS OS SITES INTERNACIONAIS ACEITAM PAGAMENTO POR BOLETO BANCÁRIO?
Não, a maioria trabalha somente por cartão internacional.

O PRAZO PARA ENTREGA DE OUTROS SITES É O MESMO DO ALIEXPRESS?
Normalmente sim, já que utilizam do mesmo serviço. Assim como citado anteriormente, a demora na entrega é por conta dos serviços no Brasil, e não da marca ou vendedor.

Essas são as principais perguntas que recebo, mas caso você tenha alguma dúvida ou algo não ficou claro, fique à vontade para perguntar através dos comentários ou nas redes sociais. Espero ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!