6.10.14



Dicas para blogs: Como solicitar parcerias com lojas


Eis o que a maioria das blogueiras querem, mas não sabem ou tem medo de fazer: solicitar parceria com lojas. 
Sou blogueira desde os 12 anos de idade (tenho 21 hoje), e trabalhei por quase um ano com loja virtual, era dona de uma lojinha de roupas e acessórios importados. Como tinha o blog e a loja ao mesmo tempo, acabava recebendo inúmeros pedidos de parcerias, com isso vi pontos positivos e negativos para ambas as partes e resolvi fazer um pequeno guia de como solicitar essa parceria e algumas dicas para não cometer erros nessa hora.


PRIMEIRO PASSO - PROCURAR LOJAS
Não adianta sair pedindo parceria com tudo que é loja só pra dizer que tem. Procure por lojas que tenham o perfil do seu blog, que os seus leitores irão se identificar e gostar. Sem isso, não será útil nem pra você e nem pra empresa. 
SEGUNDO PASSO - PROCURAR INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA
Se você acabou de conhecer a loja e, principalmente, nunca comprou ou conhece alguém que comprou, o próximo passo é tentar descobrir o máximo possível sobre a loja. Se os produtos são bons, se eles entregam os produtos, se demoram pra entregar, se tem muitas reclamações não resolvidas e etc. Você não vai recomendar uma loja que não entrega os produtos para os seus leitores, vai? 
TERCEIRO PASSO - ENVIAR O E-MAIL
Encontrou uma loja que é a cara do seu blog? Ótimo! Viu que está tudo certo com a loja e que ela tem responsabilidade com os clientes? Perfeito! Agora é a hora de enviar o e-mail para loja informando o seu interesse em fechar uma parceria e solicitar a proposta de parceria da loja.
Dica número 1: Escreva tudo corretamente e o mais formal possível. Erros de gramática são inaceitáveis.
Dica número 2: Nunca, em hipótese alguma, diga logo de cara que você quer receber os produtos da empresa etc e etc. Cada empresa trabalha de uma maneira, por isso é melhor solicitar a proposta de parceria, aí cabe a você aceitar ou não. 
QUARTO PASSO - AVALIAR A PROPOSTA
Esse assunto é muito discutido nos grupos de divulgação e sempre acaba gerando polêmica. Muitas blogueiras solicitam parcerias hoje em dia apenas com o propósito de receber produtos, o que não encaro de forma positiva. A parceria tem que ser útil e trazer coisas boas para os dois lados, uma empresa dificilmente enviará produtos para uma blogueira que tem poucas visualizações, pois isso não traria benefício nenhum à empresa. Por isso, a maioria das lojas aposta em cupons de desconto ou um x número de postagens que o blog deverá fazer sobre a empresa. Com isso, a blogueira tem algo à oferecer aos leitores e a empresa conseguirá visualizar o número de retornos que tem pelo blog. Os produtos recebidos acabam vindo como consequência do esforço, o que é totalmente válido. Tem que ser bom para ambos os lados.
QUINTO PASSO - FAZER UMA POSTAGEM SOBRE A EMPRESA
Você aceitou a proposta da empresa e conseguiu a tão esperada parceria. Agora é a hora de contar isso aos seus leitores, sendo em forma de vídeo ou de post. Vale contar sobre os produtos e sobre a loja e fazer uma pequena wishlist.

Fiz um pequeno texto como modelo para ser enviado para as empresas, quem tiver interesse basta clicar AQUI e fazer o download do arquivo. Ele está em formato de texto (WORD), basta abrir o arquivo, copiar o texto, colar no corpo do e-mail e fazer as alterações com as suas informações e informações do seu blog.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, fico feliz que encontrou o que gosta de fazer, lembra quando queríamos sair de Física e ir ara Design ?

    Hahaha. Saímos mesmo, mas não para Design


    Ainda estou juntando dinheiro para uma 70D da Canon.


    Felicidades e sucesso com o blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Matheus, obrigada pelo comentário! Lembro sim hahahaha era o que eu mais queria, não rolou, mas ainda assim fomos pra algo que gostamos (ou não?).

    Oba, quando conseguir me avise :3 e compre no Paraguai que é bem mais barato, se precisar de contatos te passo.

    Sucesso e felicidades pra ti também!

    ResponderExcluir
  3. Olá bom dia passei para conhecer o blog e adorei as dicas sobre como consegui parcerias com lojas etc...mas como eu abri o meu blog recentemente vou batalhando e se Deus quiser um dia chego lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeniffer, fico feliz que tenha gostado, espero que tenha te ajudado. Sucesso com o blog!

      Beijo.

      Excluir
  4. Olá bom dia passei para conhecer o blog e adorei as dicas sobre como consegui parcerias com lojas etc...mas como eu abri o meu blog recentemente vou batalhando e se Deus quiser um dia chego lá

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!