24.8.15



Dicas para blogs: Para quem está começando.


Estamos iniciando hoje uma série de posts especiais com dicas para blogs, serão mais de 10 postagens e vídeos no youtube com dicas para a gravação de vídeos, dicas de posts, dicas para fotografia, divulgação etc. O primeiro post conta com um passo a passo pra quem está criando um blog agora e quer dicas de como e onde começar.

ESCOLHA A SUA PLATAFORMA - BLOGGER x WORDPRESS
O primeiro passo é escolher o local onde você deseja trabalhar, será o seu painel, a sua plataforma de trabalho. As duas mais conhecidas são o Blogger e o WordPress, e essa briga de quem prefere o quê é quase um clássico de futebol. Cada um tem uma maneira de trabalhar, uma facilidade em tal coisa, então fica a seu critério definir qual é melhor, para VOCÊ. O que fará a diferença no seu crescimento será o conteúdo! A dica é pesquisar sobre as duas plataformas e ver qual te interessa mais.
ESCOLHA O NOME
O nome do seu blog é algo totalmente pessoal e só você poderá pensar em algo. Há bastante gente que utiliza o próprio nome e sobrenome, se você acha que ele é marcante o possível para coloca-lo como nome do seu projeto, utilize-o. Lembrando que o nome do seu blog tem que ser algo que defina você, ou o que você goste e queira passar para os leitores.
Dica: Faça uma lista de palavras e coisas que você goste, que tenham a ver com você ou sobre o que quer falar no blog. Dessa lista, ficará mais fácil montar algum
CRIE CONTEÚDO
Não adianta criar um blog e não saber o que falar, certo? Certo. A dica para começar com o blog é ter, pelo menos, três posts prontos (ou quase prontos), deixe-os programados para ir liberando aos poucos (primeiro post na segunda-feira, outro na quarta e outro no sábado, por exemplo). Assim dá tempo se organizar para a criação de mais conteúdo, mais tempo para pesquisar, para tirar as fotos para o post etc.
Para a gravação de vídeos, a mesma coisa. Antes de iniciar o canal grave pelo menos três vídeos, mesmo que em dias diferentes e deixe-os editados, prontos para a postagem.
LAYOUT E DOMÍNIO PERSONALIZADO
São os dois principais investimentos para o blog, não tem como escapar. O domínio personalizado garante uma facilidade maior na divulgação do blog, principalmente quando alguém pergunta "Qual é o endereço do seu blog?" e você é obrigado a responder aquele endereço enorme das plataformas gratuitas, como "www.ruivando.blogspot.com.br". Horrível, né? Tanto pra falar, como pra visualizar. Por isso é possível utilizar o domínio personalizado, os mais comuns são o ".com" e o ".com.br". Já fiz um post ensinando a comprar o domínio no Super Domínios.
Layout é a roupa do seu blog. O ideal é mandar fazer o seu personalizado, com empresas ou pessoas responsáveis (darei dicas sobre isso em um próximo post).Caso não possa investir nisso logo de início, não se preocupe! Na internet você encontra modelos free que são uma graça! Dessa forma você ganha um tempinho pra ir juntando dinheiro e poder mandar fazer o seu personalizado.
Pra quem tem facilidade e gosta de design, uma outra opção é procurar por tutoriais online e aprender a fazer o seu próprio layout.
CRIE A FANPAGE DO SEU BLOG E DIVULGUE
A página do blog no facebook é utilizado como um cartão de visitas online, é através dela que os seus leitores ficarão sabendo das suas postagens e novidades. Por isso, alimente-a diariamente, com o link das suas postagens, imagens e textos interessantes (lembre-se de citar os devidos créditos, caso não seja de sua autoria) e com novidades sobre o blog. É através dela também que as pessoas irão conhecer o seu trabalho.
A divulgação pode ser feita em grupos específicos no facebook ou até mesmo comentando com amigos e familiares.

Agora é só alegria! Faça amigos, conquiste leitores, mas nada disso com intenção de receber algo em troca. Lembre-se que fazer spam no post do coleguinha é algo muito chato. Seja criativa(o) e crie conteúdo, o resto é apenas uma consequência. E o mais importante: não tenha pressa. As coisas não acontecem de um dia para o outro, é necessário muita paciência e esforço.

16 comentários:

  1. Gostei das dicas, apesar de estar na blogosfera há uns 3 anos. A parte mais dificil pra mim é a de escolher o nome, mudei duas vezes, mas pretendo não mudar nunca mais. Dá muito trabalho e só traz dor de cabeça! Acho que investir em domínio ou layout pra quem tá começando fica meio dificil, até porque a pessoa pode acabar mudando de ideia e vai trazer problemas ter investido nisso. Usei layouts frees durante um bom tempo e eu mesma personalizado os meus, pretendo comprar um um dia, mas enquanto falta grana vou usando os que consigo fazer mesmo ^^

    ResponderExcluir
  2. Comecei com os layouts free também, Marina, usei eles até o meu layout ficar pronto e senti uma diferença gigante no crescimento do blog depois disso. Nas próximas postagens dessa série com dicas para blogs irei citar algumas opções de layouts mais baratos (personalizados) porque realmente investir MUITO de primeira é complicado, mas aos poucos dá pra ir fazendo algo. Nome é algo realmente difícil, você se acertou aí agora?

    Sucesso!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ah, acho que domínio e layout personalizado nem sempre são tão importantes, o conteúdo é o suprassumo de qualquer blog, na minha opinião. Concordo com as dicas quanto a escolher plataforma e um nome legal, também referente a conteúdo bom e boa divulgação. :-)
    Bye! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yasmin, o post foi feito como um passo a passo pra quem está iniciando agora e o layout e domínio foram citados como principais investimentos, porque o resto dos itens citados você não precisa investir (gastar dinheiro, no caso) e não que eles sejam os principais itens de um blog, entendeu? Com certeza o conteúdo é o que vai fazer a diferença, mas não entra como investimento.

      Sucesso!
      Beijo.

      Excluir
  4. Seu blog é liiiiindo <3 Achei super válido as suas dicas, até porque é bem comum nós vermos garotas que querem criar um blog agora, esse mundo cresce todos os dias. Também demorei um tempinho para achar um nome legal para o meu blog, mas optei por algo que eu nunca fosse enjoar, que é o meu apelido sahusahs Beijinhooos.
    Blog da Beca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rebeca, realmente esse universo de blogs está crescendo cada vez mais, por isso fiz um passo a passo pra orientar as meninas e meninos que estão iniciando agora, fico feliz que tenha gostado. O nome do seu blog é fácil é marcante, adorei.

      Sucesso, meu bem!
      Beijos.

      Excluir
  5. Então, gostei muito das dicas, queria muito ter lido dicas assim quando comecei a blogar, mas sofri bastante para aprender o pouco que sei!!! Hoje tenho tudo o que você citou nas dicas graças a Deus, o último foi o domínio que consegui recentemente!!! Estou preparando alguns posts com dicas também, é sempre bom a gente ajudar né??? Continue com essas dicas, aguardo os próximos posts!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, demorei também pra aprender tudo isso e assim como você fui conquistando aos poucos. Quando preparar o seu post com dicas, me envie, ficarei feliz em ler. :3

      Sucesso!
      Beijos.

      Excluir
  6. Eu tenho meu blog há mais de um ano e ainda não tenho domínio e não acho que isso atrapalhou no crescimento dele, até porque antes de comprar algo eu quero ter certeza de que vou manter aquilo, layout tb eu fiz ao longo do tempo, fui pegando tutoriais e modelos disponíveis e montando meu blog e amei meu resultado! Mas de restante eu super concordo contigo, um bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, citei no post a questão dos layouts gratuitos pra quem não pode investir logo de início, também comecei assim e recomendo. Quanto ao domínio, ele ajuda na questão de SEO do blog, fica mais "visível" nos buscadores e o investimento é muito baixo.

      Sucesso!
      Beijos.

      Excluir
  7. gostei muito das dicas, pra mim o mais difícil é sempre escolher o nome e o conteúdo rsrsrs
    primeirosacertos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karol, sobre o conteúdo, visite novos blogs ou canais no youtube, procure por fotos no pinterest, leia bastante, que a criatividade surge. Pelo menos no meu caso funciona. Espero que te ajude.

      Sucesso!
      Beijos.

      Excluir
  8. Nossa, que blog lindo, adoro blogs como o seu e, curte as dicas, já implantei todas maaas acho que sei lá, falta algo mais ainda...ainda vou me encontrar.
    Amei seu blog sério rsss
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que encontre, Fer, e aos poucos o blog vai crescendo.

      Sucesso!
      Beijos.

      Excluir
  9. Adoreiiii, ótimas dicas. Já tenho blog a anos e essas são as principais dicas pra quem está começando, faço das tuas minhas palavras, se me permite né?! Acho super importante você compartilhar sobre isso aqui, e vou com certeza acompanhar essas postagens, seu blog é demais ♥ Parabéns pela iniciativa amoreee :)
    Beijão, www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler isso, sério. Fico feliz que tenha gostado e espero que possa ajudar quem está começando.

      Sucesso!
      Beijo.

      Excluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!